Artigos indicados para sua leitura.
Pastores Tenório e Marli

Flexibilidade + Humildade = Aprendizado
Por Rosimeire zago
O que mais ouvimos nas relações com as pessoas são queixas pelos mais diversos motivos; uns porque o dia está frio ou calor demais, outros pela crise que estão passando no relacionamento afetivo, problemas no trabalho, doenças na família, conflitos com os filhos, enfim, parece sempre haver motivos para muitas lamentações. Sim, há pessoas que vivem a vida assim, sempre se lamentando, como se fosse um velho hábito do qual não conseguem se libertar. Quem convive com essas pessoas sabe muito bem o quanto transmitem algo ruim, e quem sabe você mesmo não se reconhece como uma delas. Parece que para essas pessoas nada dá certo, tudo que acontece sempre podia ser melhor. Podemos dizer que são os eternos insatisfeitos. São rigidamente exigentes, consigo mesmo e mais ainda com os outros. E como deve ser sofrido viver assim, sem satisfação, sem alegria, sem prazer.É evidente que todos nós passamos por momentos difíceis dos quais não é possível sorrir, mas será que mesmo nesses momentos não conseguimos obter algum aprendizado? Será que se conseguirmos ampliar nossa visão limitada não podemos aprender algo e com isso sofrer menos? Pense no problema que está enfrentando nesse momento, seja qual for. Agora pense qual pode ser o aprendizado contido nessa situação. Muitas vezes, enfrentamos situações já conhecidas, exatamente pelo fato de não pararmos para buscar aquilo que podemos aprender quando elas acontecem e, assim, a situação pode retornar, ainda que de outra forma, mas com a intenção de nos fazer aprender algo. Cada um tem suas próprias lições, e da mesma forma, cada um tem seus próprios aprendizados, mas é preciso estar atento para que essas lições não passem despercebidas e retornem.Ao refletirmos sobre a psicossomática, ciência que estuda a relação entre as doenças e o estado emocional, podemos perceber o quanto as doenças surgem como verdadeiros ensinamentos, desde que a pessoa consiga percebê-los.
O aprendizado é tão importante, que quando a pessoa consegue senti-lo, dizemos que está no caminho da cura. É quando a mensagem contida é compreendida e assim, não é preciso que se mantenha nem que se repita. Portanto, comecemos a desenvolver nossa sensibilidade para aprender, sempre!Para aprender devemos estar abertos para exercitar nossa humildade e flexibilidade. Uma pessoa orgulhosa e arrogante dificilmente acredita que ainda há o que aprender, pois pensa saber tudo; da mesma forma uma pessoa rígida em seus valores e padrões tem muita dificuldade em aceitar as mudanças, querendo sempre ter o controle de tudo e todos. Não temos como saber tudo, pois estamos em constante processo de mudança e evolução, independente de idade ou do quanto já sabemos. Por isso, para que haja mudança, devemos ser flexíveis; e para aprender, devemos ser humildes. A arrogância, o orgulho e a rigidez são verdadeiros obstáculos para o aprendizado e conseqüente crescimento. Volte ao seu problema atual. Pense se isso já ocorreu com você em outro momento de sua vida. Não é preciso que seja necessariamente a mesma situação, mas uma situação que despertou um sentimento semelhante ao que está tendo nesse momento. Muitas vezes, os acontecimentos são diferentes, mas o que sentimos é exatamente igual.
Quando isso acontece é momento de parar e refletir. E aprender!Agora pense sobre as situações passadas que lhe permitiram aprender algo, seja sobre si mesmo ou sobre a vida. Com certeza, descobrirá o quanto foi, e ainda é, capaz de superar os momentos difíceis, principalmente, se identificar o ensinamento que lhe trouxe. Você pode pensar que tais situações lhe trouxeram também muito sofrimento, mas desde quando, nós seres humanos, aprendemos algo quando está tudo indo bem? Quando situações e pessoas caminham conforme esperamos, nada muda, pois tendemos a não parar para pensar e nos acomodamos. Geralmente, só refletimos um pouco mais sobre nossos valores, e como estamos conduzindo nossa própria vida, quando surge uma doença com nós mesmos ou com quem amamos, quando há uma perda por falecimento ou separação, enfim, quando acontece algo que nos faz sofrer e, forçosamente, nos faz pensar. Do contrário, vamos vivendo sem muitas reflexões, questionamentos, sem mudanças ou crescimento. Todos nós resistimos a sair de nossa zona de conforto, por pior que as coisas estejam. E ao agirmos assim é que os conflitos se mantêm, a insatisfação se torna crônica, o sofrimento permanece e as doenças surgem. Seja qual for a situação que esteja enfrentando, seja ela conhecida ou não, procure buscar a mensagem que lhe traz e em conseqüência, o aprendizado.Quando conseguimos obter isso, é como se deixássemos claro ao Universo que já aprendemos essa lição e que não precisa mais retornar. Mas que saibamos que outras lições virão, e da mesma maneira que hoje podemos superar sem desespero ou lamentações, teremos cada vez mais a certeza que tudo acontece para que possamos crescer.
Confiar sem se machucar?
Por: Rosimeire Zago
Quase sempre criamos expectativas em nossas relações pessoais, afetivas, familiares. Confiamos, acreditamos, gostamos e muitas vezes nos decepcionamos e nos machucamos. Criamos ilusões diante de quem conhecemos e quando estes têm comportamentos inesperados, o chão de nossa segurança desaparece e nos sentimos ameaçados. Quando isso acontece, muitas vezes custamos a acreditar nos fatos, apesar deles serem reais e estarem à nossa frente. Como defesa para não sentirmos a dor, negamos, fugimos, mas logo a mágoa volta para nos lembrar que fomos enganados, traídos.Muitas vezes, dependendo do grau do envolvimento, acabamos por confundir a realidade com nossas necessidades e vemos o outro como desejamos que fosse e não como ele se apresenta. Ou seja, com muita facilidade confundimos ideal com real. Claro que outras vezes, o outro faz de tudo para acreditarmos que ele seja como anjo, mas com o tempo percebemos que estava muito distante disso.
Os principais responsáveis por nossas desilusões somos nós mesmos, pois idealizamos a outra pessoa e, ainda que inconscientemente, projetamos nela a responsabilidade de satisfazer nossas necessidades. Assim, perdemos a capacidade de discernir a realidade da necessidade e a própria responsabilidade de suprirmos nossas carências.Se reparar melhor e voltar um pouco ao passado, talvez perceba que foi enganado, na verdade, por ignorar sua intuição, sua voz interior, que quase sempre diz: "não vai dar certo, não confie, não vá adiante". Ignoramos nossos valores como se não fosse correto confiar em nossa própria voz. E aí nos enganamos e nos machucamos.Isso quer dizer que não devemos acreditar nas pessoas? Devemos acreditar acima de tudo em nós mesmos, e muitas pessoas confiam mais em outras pessoas do que em si próprias e esse não é o melhor caminho.
O que devemos evitar é colocar todo nosso referencial de vida e valores no outro, deixar de viver a própria vida e viver a vida do outro. Não podemos perder nosso referencial interno, pois ao mantermos nossas referências, ficará mais difícil alguém nos decepcionar a ponto de nos perdermos de nós mesmos.Algumas pessoas sofrem demais, porque na verdade, esperam demais, ou ao menos, esperam que o outro tenha respeito e valores semelhantes aos seus, o que nem sempre acontece.Confiar em alguém nos dias de hoje é algo muito delicado. Se você se considera uma vítima constante de pessoas assim, não será hora de parar um pouco e repensar sobre seus próprios valores e a forma de conduzir a própria vida? Ou ainda, não confiar tanto assim? Você pode sofrer por ter sido enganado, mas sofrerá muito mais por ter se deixado enganar. De nada adiantará ficar revoltado, brigar com o mundo, achar que não se deve mais acreditar no ser humano. Mas talvez seja importante para você acreditar acima de tudo em você mesmo.Lembre-se que quem engana ao outro, na verdade, está enganando e fugindo de si próprio. Ou seja, quem "brinca" com os sentimentos de alguém, quem machuca o outro, está desrespeitando antes de tudo a si mesmo, escondendo-se atrás de máscaras por não conseguir suportar seus intensos conflitos internos. Parece que pessoas assim se esquecem que com o tempo as conseqüências podem se inverter, tendo efeito bumerangue: vai e volta.
Estão tão atentas como lesar ou prejudicar o outro que nem conseguem perceber o mal que estão causando a si mesmas e nem se dão chance de descobrirem que podem ser muito felizes sem ser preciso machucar alguém.Em qualquer relacionamento, e independente do tempo que se mantenha, podemos ouvir o que nos dizem, entender o que pensam, ou melhor, dizem pensar, mas dificilmente saberemos o que realmente sentem. Se até nossos próprios sentimentos nos fogem ao controle, imagine o que o outro sente. Amizade, cumplicidade, ética, responsabilidade, comprometimento, respeito, são valores hoje muito difíceis de serem encontrados.Talvez por isso, seja tão importante valorizarmos aqueles que nos são caros, que mostram coerência entre o que sentem, fazem e falam. E mais importante ainda, é valorizarmos nossa intuição, que muitas vezes nos diz para não seguirmos adiante, mas ignoramos e seguimos em frente e depois nos decepcionamos, não só com o outro, mas também com nós mesmos. Por isso, observe mais, fale menos e tenha a certeza que para alguém ser especial para você e participar da sua vida, deve respeitar ao outro como a si mesmo o que, infelizmente, poucos conseguem.Por tudo isso, confie acima de tudo em você! E no máximo em uma folha de papel em branco, se quiser desabafar. E lembre-se do escreveu Jean Paul Sartre: "Não importa o que fizeram com nós, o que importa é aquilo que fazemos com o que fizeram de nós".
NÃO IMPORTA O VALOR QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO SUA DOAÇÃO. SEU APOIO É SEMPRE BEM-VINDO.
GESTÃO DE PESSOAS MBA
CONTRIBUINDO PARA SUA CARREIRA PROFISSIONAL E ACADÊMICA.
CLIQUE NA IMAGEM.
OS MELHORES FILMES ESTÃO AQUI. SALA DE CINEMA NCBRASIL.
CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA...
CLÍNICA DA FÉ
VOCÊ ENCONTRA AQUI CURA PARA SUAS EMOÇÕES. CLIQUE NA IMAGEM...
SEXUALIDADE
QUER MELHORAR OU APRIMORAR SUA VIDA SEXUAL. CLIQUE NA IMAGEM...
FALANDO PARA HOMENS
Quando se pensa em falar para homens, é muito importante saber o que se passa dentro do coração e mente dos "homens" os homens são na maioria das vezes pessoas com idéias ou pensamentos já ditados por outras pessoas. Mais é importante lembrar que os homens tem sentimentos, e precisam muitas vezes chorar, sorrir, gritar, e quando eu expresso a palavra "gritar" não estou falando de homens violentos ou para homens violentos. Aliais os homens são na maioria das vezes gentis e se houver um entendimento ou compreensão por parte do próximo ou quem se diz "amigo" ou "colega" poderá se descobrir dentro desse "homem" coisas tão especiais que para muitos que hoje são conhecidos ou qualificados como machistas ou até arrogante, estará se desenvolvendo um homem que ainda não foi visto ou descoberto por outros homens ou pessoas que também precisam se despertar para vida.Os homens foram feitos com um instinto de lutar pela sua presa ou seja caça, tudo que o homem quer nessa realidade que estamos vivendo hoje, é que ele também seja visto como um homem compreensivo e romântico.Talvez pareça que isso é impossível de acontecer, mais não é... como podemos perceber que um homem é gentil, só quando ele trata bem uma mulher? que hoje parece coisa rara acontecer! Um homem gentil vem de "berço" sua criação, sua dedicação e experiencia com a beleza da vida.Quero aproveitar para dar alguns conselhos para os homens buscar mais a gentileza que pode estar escondida dentro de você. Seja observador,Fique atento as coisas que acontecem ao seu redor,Procure ouvir antes de dizer sim ou não para pessoas ou decisões a ser tomada,Não se precipite no amor,Acima de tudo tenha Deus dentro de você,Quando começar um relacionamento com o sexo oposto, defina metas e alvos de aonde você quer alcançar nessa nova conquista,Evite falar coisas que não edifica sua vida ou de quem esta próximo de você,Pense sempre que você é um homem gerador de gentilezas,Procure estar atento a voz do coração, dica: dentro de nós existe um sentimento "lampada" que acende "avisa" quando estamos perto do perigo, é necessário exercitar o coração.Seja você mesmo, não viaje nas veredas "caminhos" dos outros, pois "um bom conselho se encontra com muita dedicação e paciência"Trate bem as mulheres, pois elas poderão nos ensinar muitas coisas,Passe por essa terra deixando sua marca, faça o bem, pois mesmo quando você partir para outra vida existirá pessoas que sempre lembrarão de você.
Pr. Tenório Ferreira - Caching Pastoral
FALANDO PARA MULHERES
Chama ELE pra ler juntinho com você. Na sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a mulher Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém e muitas vezes me da suporte para viver essa vida de desafios e incertezas. Portanto, quero lançar uma campanha "lutem pela sobrevivência das mulheres" poucos conhecimentos tenho sobre feminilidade, pois todos os cursos e estudos que fiz e faço não representa nada para entender um ser tão especial como as mulheres, precisamos lutar para preservarmos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:Preservar: Após alguns conselhos e acompanhamento de analises, percebi que muitas mulheres são mantidas em cativeiros, engaioladas, certamente ela fugirá ou morrerá por dentro. Não existe corrente que prenda uma mulher. Aproveitando um pouco para falar aos homens, não existe nada que prenda uma mulher a você; pode acorrenta-la, tranca-la, etc. o que vai prender uma mulher a você é a forma como você "homem" trata sua amada, e isso precisa ser diário.Comida na hora certa: Ninguém vive de brisa, toda mulher gosta de carinho e gentileza, uns beijinhos matinais faz muito bem pra saúde, uma palavra dizendo "eu te amo" também faz a diferença. Aliais pelo menos uma vez por mês deve-se servir um prato diferenciado; sair do cotidiano.Não se esqueça que ela não deixou de gostar de flores, quando isso não acontece ela murcha.Respeite suas debilidades: Talvez você não goste da TPM que ela faz, então a dica é você se casar com um homem "ops" só estava brincando com você, se quiser viver o resto da sua vida com uma mulher, principalmente se você a ama, saiba que você vai conviver com isso um bom tempo da sua vida, mulheres menstruam até o climatério. Toda mulher tem cérebro, isso não é mito, pois mulher sem cérebro não se pode chamar de mulher; mulher gosta de muitas "coisinhas" que você nem para pra perceber. E vai uma dica: elas ficam muito mais amorosas quando percebemos que elas gostam de colecionar bibelôs, sapatos, roupas e outras coisitas mais. Enfim as mulheres ficam muitos mais carinhosas e amorosas, "falando sério, rsrsrs" elas fazem mais amor "sexo" quando recebem mais atenção da sua parte. Olha eu descobri uma coisa! se você quer ser um grande homem, tenha uma grande mulher mesmo que ela tenha apenas 1,60. Amigo aceite isso, mulher também brilha como nós.
Pr. Tenório Ferreira – Coaching Pastoral
MULHERES CASADAS baseado em efésios 5.29-33
A felicidade ou não de mulheres é um dos grandes temas sociológicos das últimas cinco décadas e não é claro como o balanço atual. Mas, para quem esteja interessado na felicidade das mulheres casadas, um estudo sobre mulheres pode ajudar bastante.
O que pode levar as mulheres a se interessar mais pelos seus maridos e também ter desejo de permanecerem casadas.Felicidade conjugal das mulheres, em ordem de importância:
Envolvimento emocional do maridoAs mulheres que são casadas com homens que fazem um esforço para ouvi-las, que expressam carinho e apreço em uma base regular, e que compartilham tempo de qualidade com eles em uma base regular (noites, conversas frequentes com foco em interesses mútuos poderá auxiliar bastante a preservação desse relacionamento) Essa mulheres são muito mais felizes em seus casamentos do que as mulheres que não têm maridos emocionalmente envolvidaJustiçaAs mulheres que pensam que o trabalho doméstico (e outras responsabilidades familiares) é dividido de forma justa são significativamente mais felizes do que as mulheres que pensam que seu marido não faz a sua parte justa. Note, no entanto, que a maioria das mulheres quer igualar justiça com um modelo de 50-50 de igualdade.
Apenas 30% das mulheres acreditam que seu matrimônio é injusto, mesmo que a grande maioria das mulheres fazem as maiores tarefas, cuidados infantis e trabalho doméstico. Por que isso? No casamento em média, os maridos dedicam horas significativamente importantes para o trabalho remunerado do que as mulheres, especialmente quando as crianças vêm juntas no pacote. Assim, na média no casamento, maridos e esposas devem dedicar a mesma quantidade do total de horas para o trabalho remunerado e não remunerado, associando ao cuidado de uma família.Portanto a justiça tratada aqui é pesada na balança conjugal quando os dois “marido e mulher” buscam o equilíbrio mutuo.
O que quer dize isso? Os dois devem procurar se ajudar nas tarefas mutuas do trabalho e da casa, sendo assim é muito importante para mulher quando o homem valoriza sua esposa pelos serviços prestados em casa mesmo quando ela não trabalha fora, e quando trabalha o marido deve lembrar que essa mulher tem jornada dupla.Para o marido é muito importante também quando a esposa valoriza e se interessa pelo seu trabalho profissional, mostrando assim que a balança conjugal esta em 50-50 demonstrando um casamento equilibrado para seus filhos e pessoas ao redor.Um marido provedor.
As mulheres, mesmo esposas que mantêm pontos de vista mais feminista sobre as mulheres trabalhadoras e a divisão de tarefas domésticas, são geralmente mais felizes quando o seu marido ganha mais da renda familiar. Maridos que são chefes de família bem-sucedidos, provavelmente, darão suas esposas à oportunidade de fazer escolhas sobre o trabalho e a família, por exemplo, trabalhar a tempo parcial, ficar em casa, ou buscar um emprego, que seja significativo para ela, mas não particularmente lucrativo isso lhes permite responder melhor às suas próprias necessidades, e as necessidades de seus filhos.
O marido não deve esquecer que a responsabilidade de provisão depende primeiramente dele, pois Deus instituiu o homem como sacerdote e cabeça do seu lar, não apenas para direcionar a palavra de Deus ou dar equilíbrio e tempero familiar, mais como o primeiro provedor da sua casa.Um compromisso para o casamentoMulheres que compartilham um forte compromisso com a norma do casamento ao longo da vida com seu marido, por exemplo, que ambos acreditam que os casais infelizes no casamento devem mesmo ficar juntos para o bem de seus filhos, são mais propensos a ter um casamento feliz do que casais que não partilham este compromisso de casamento. Compromisso comum parece gerar um sentimento de confiança, segurança emocional, e uma disposição de sacrificar para o cônjuge, tudo isso deverá levar a casamentos mais felizes para as mulheres. Este compromisso comum também proporciona às mulheres com uma visão de longo prazo de que seu casamento os ajuda a negociar as inevitáveis dificuldades que enfrentam e enfrentarão no casamento.
Os casamentos devem sempre passar por uma reciclagem administrativa, financeira, amorosa e principalmente espiritual, pois o compromisso conjugal esta atrelado ao compromisso que Deus tem com sua igreja. Assim como Deus cuida da igreja para que ela viva sem macula, assim também os maridos devem ter compromisso conjugal para levar e trazer segurança para suas esposas, e as esposas deverão também fazer o papel da igreja, preservar esse carinho, afeto e muitas vezes até renuncia oferecido pelo marido.Ficar em casaEsposas que ficam em casa tendem a ser mais felizes em seus casamentos do que mulheres que trabalham fora de casa. Isto é particularmente verdade para as mulheres que têm filhos em casa. Muitas vezes as mulheres acham difícil conciliar filhos, uma carreira, e um casamento, tudo ao mesmo tempo. Na verdade, um estudo concluiu que mulheres que trabalham são menos propensas a gastar tempo de qualidade com seus maridos. Eles também são mais propensos a relatar que a divisão do trabalho doméstico é injusta. Assim, as pressões de tempo e a sobrecarga de papel ajudam a explicar por que mulheres que trabalham são tipicamente menos felizes em seus casamentos.
Hoje devido a grande necessidade e responsabilidade que a vida familiar exige, varias mulheres tem partido para o mercado de trabalho. Umas porem com intuito de ajudar seu cônjuge outras porem com a vontade de fazer carreira, isso é bom? Sim e Não depende do ponto de vista não dos que estão de fora, mais dos cônjuges que precisam estar bem entendidos e equilibrados em suas decisões. Portanto as ações tomadas dentro desse assunto devem ser extremamente discutidas entre os dois, para não haver arrependimento depois ou ferir o crescimento e a educação dos filhos.Atendimento religiosoMulheres que frequentam a igreja ou algum outro culto com seus maridos tendem a ser mais felizes do que as mulheres que não compartilham a prática religiosa com seus maridos. Atendimento religioso pode dar um sentido às esposas que Deus está presente em seu casamento, à sensação de que seu marido procura agradá-los, indo à igreja com eles, e / ou acesso a outros casais que valorizam o casamento e pode fornecer-lhes orientação e apoio moral para seus casamentos.Hoje nos dias que estamos vivendo é muito difícil viver sem comunhão com Deus. Deus precisa fazer parte da vida do ser criado e vivente na terra.
Por isso é importante que o marido como sacerdote, defina a religião que sua família deverá seguir, caso a mulher já tenha uma religião e sente a necessidade da sua família, viver esse caminho é muito importante que ela possa com sabedoria “A mulher sábia edifica sua casa” agir dentro de um parâmetro e mostrar segurança para seu marido que o que ela precisa é da sua companhia nos momentos de crescimento espiritual para sua família.Quatro perguntas-chave:Será que este estudo se aplica mais a mulheres feminista ou mulheres de cheia do espírito?Sim. Em um estudo pude observar que a felicidade conjugal entre as mulheres que tiveram atitudes mais progressistas sobre a divisão do trabalho e da família, e que expressou seu apoio para mulheres que trabalham. Mostra que as mulheres tenderam a ser mais felizes se não trabalhar fora de casa, que tinham um marido que assumiu a liderança no sustento da família, e / ou compartilhando um forte compromisso com a norma do casamento ao longo da vida.Será que este estudo se aplica a mulheres menos instruídas?Para a maior parte, sim.
As mulheres casadas que têm um nível médio de escolaridade ou menos são mais felizes quando seus maridos estão emocionalmente envolvidos, quando eles pensam que trabalho doméstico é dividido de forma justa, quando os seus maridos passam a assumir a liderança no sustento da família, e quando eles compartilham a frequência à igreja com seus maridos. Contudo, o emprego “mulheres que trabalham fora” ou menos educadas não afetas a sua felicidade conjugal nem a noção comum de compromisso matrimonial.Será que este estudo se aplica mulheres casadas?As conclusões do estudo são médias e não se aplicam a cada mulher casada. De mentalidade feminista e as mulheres em casamentos igualitários que são muito felizes, assim como existem mulheres de espírito tradicional em casamentos tradicionais que são muito infelizes. Por exemplo, 41% das mulheres que trabalham em nosso estudo relatam que eles são "muito felizes" em seus casamentos. Então, só porque uma mulher não tem um, dois ou mesmo três destes indicadores não significa que ela é necessariamente infeliz em seu casamento.
Mas se para ela está faltando todos esses conceitos, é muito mais provável que seja muito infeliz em seu casamento.São esposas provavelmente mais felizes, se elas têm mais desses conceitos?Mulheres que têm mais desses conceitos acima tendem a serem esposas mais felizes. Assim, por exemplo, 61% das mulheres casadas cujo marido é ganhador da maior parte de sua renda familiar e vai à igreja com seus maridos e partilham um compromisso de casamento ao longo da vida são muito mais felizes em seus casamentos, contra 45% das mulheres que não têm todos esses conceitos.Estudo feito através de pesquisa com mulheres cristãs e não cristãs. Os nomes foram preservados e o resumo acima reproduzido com permissão de happiestwives.org e do Núcleo Cristão Brasil.com
Pr. Tenório Ferreira – Coaching Pastoral
IGREJA BARISTA ÁGAPE
VISITE NOSSA PAGINA NO FACEBOOK
SUPER HEROES
VOCÊ CURTE SUPER HERÓIS?
CLIQUE NA IMAGEM.